Descontrole - Favor lavar a louça!

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que adoro as minhas tias :) Hahaha, leiam o post e vocês entenderão.

Têm visitas que vêm em casa, comem comidinha e ajudam a arrumar a cozinha no final de tudo. Lavam a louça, secam, e como não sabem onde guardar, deixam empilhado no cantinho. Ok, adoro isso e acho de uma gentileza sem tamanho.

Têm outras visitas que vêm pela primeira vez e ficam timidinhas. Comem e somem para algum canto da casa, não ajudam. Ok, não adoro, mas respeito. Dependendo de onde eu vou, também fico com vergonhazinha de ajudar. Outras também vêm pela primeira vez, mas a vergonha de ajudar é menor do que a vergonha de não fazer nada. Então, elas ajudam.

Agora, têm aquelas visitas que quase batem cartão aqui e QUASE NUNCA AJUDAM! Só aparecem na cozinha para comer e depois parece que esquecem o caminho. Tenho duas tias (oi, lembram da primeira frase do post? hehe) que são prós nessa arte. Não digo que elas vêm toda semana, nem todo mês, mas se for considerar as vezes em que elas vêm e relacionar com as vezes em que ajudam a arrumar, o negócio fica nulo. Eu fico mega estressada, porque enquanto a minha mãe fica se matando nas panelas, elas só ficam comendo e bebendo (beliscando, enquanto a refeição principal não fica pronta)! Vejam bem, não tô regulando comida, só tô querendo dizer o quanto isso me tira do sério! Não importa se elas vêm na hora do almoço ou na hora da janta, as desculpas depois de encher o bucho são sempre as mesmas: "tô com pressa", "tenho que ir", "vai ficar tarde". Engraçado, né, enquanto estão comendo, a pressa inexiste, mas basta acabar de comer que o mundo volta a girar.

Aqui em casa, mamãe faz comidinha e já virou regra que eu e a minha irmã nos revezamos com a louça. As tias comem, se mandam logo em seguida (não fazem nem questão de disfarçar) e eu e minha irmã que nos ferramos, porque aí são mais pratos, mais panelas, mais copos e taças de vinho. Tudo bem que a minha mão não vai cair por isso, mas não custa elas ajudarem, né? Uma delas alega que vai estragar as unhas e ressecar as mãos. Alô-ôu, eu também faço as unhas e elas também estragam! E, pior, eu tenho uma mania doente de lavar as mãos, imaginem como é lidar com detergente! Resseca mais ainda!! Sei que existem luvas, mas a luva P fica grande na minha patinha de criança de 5 anos, aí fica saindo e eu não tenho paciência para usar. Mas nem por isso eu deixo de ajudar, hunf!

Bem, voltando ao assunto principal, quando vocês forem comer na casa de alguém, não custa dar uma ajudinha na cozinha, viu? Se não sabem cozinhar, perguntem se podem ajudar a cortar os legumes ou a lavar as folhas da salada. Ajudem a colocar a mesa e a dispor os pratos e talheres. No final de tudo, vão para a pia, ajudem a ensaboar, ou a enxaguar, ou a secar e guardar. Qualquer coisa. Certeza que, fazendo isso, vocês garantem que ninguém vai falar mal de vocês quando vocês forem embora (porque, sim, eu xingo as tias quando elas não estão mais aqui. e quando elas aparecem para aquela famosa visitinha, eu já sei o que me aguarda).

9 comentários:

dannah5 disse...
21 de junho de 2009 às 08:25

hehe Amorinha, tem certeza que nao eh uma fase meio TPM?

Olha, parente assim eh o mais comum, nao esquenta nao, so nao deixa eles irem sempre, fala com a mae!hehe
E um dia tenha cara de pau, diz q tem q sair depois do almoço com a sua irma e delicadamente pede a elas, poxa, a gente tem q ir, mas ja q vcs estao ai podem dar uma maozinha pra mamy na cozinha.

Elas vao ajudar com cerveja, senao perdem a boca livre!heheh Mas vcs tem q sair antes delas darem a desculpa. hehe

o lance do joguinho pega um pra jogar offline!hehe

beijocas

Unknown disse...
21 de junho de 2009 às 09:25

Amorinha, isso acontecia aqui em casa, minhas amigas marcavam churrasco comiam e se mandavam , dai meu marido falou: alem de vc oferecer a casa, servir grande parte da comida dar o MEU videogame de diversao - essas ai, vem colocam os pés sobre os nossos sofás e nao vao tirar nem o prato da mesa? Eu até entao nunca tinha pensando dessa forma.
Depois dessa bronca fiquei mais dura, o pessoal vem e aqueles com quem tenho intimidade como amigas, tias,primas já peço ajuda pra tudo até pra picar as verduras para fazer uma salada.
Na casa dos outros eu sempre pergunto se a pessoa precisa de ajuda em algo, afinal estamos ali nao pra encher a pança e irmos embora, nao é casa de caridade estamos ali pq gostamos da companhia das outras pessoas, entao nao custa nada ter um pouco de bom senso né.
bjokas e bom domingo.

Anônimo disse...
21 de junho de 2009 às 09:47

hahaha
isso já aconteceu comigo!
masss
eu sou aquela que lava!!
não custa nada ajudar!!
confesso que odeio lavar louça! por falar nisso, a minha está lá p/ lavar! mas alguém tem que fazer o trabalho chato! =/

vi que vc comentou no blog da Drim, da Cerejas não aceitar encomendas... mas é que faço peças únicas! é por isso que faz o maior sucesso :)
fique de olho que tem novos chegando!
super beijo!
Érica

Anônimo disse...
21 de junho de 2009 às 16:38

Oiii
Ainn tb axo necessaaario ajudar com a luça..questao de educação né?!
heheehe
Bjaum flor
Vou seguir seu blog
www.nosuperstar.blogspot.com

Ana disse...
21 de junho de 2009 às 19:57

Como essas coisas dão rolo, né? Aqui em casa a gente segue uma regra não verbal, com as visitas: quem lava aqui, a gente lava lá. Se não deixam a gente lavar lá, não deixamos lavar aqui. Quando alguém se oferece, meu marido aceita, na hora! Mas não gosto que ele faça isso, quando é visita que não nos deixa chegar perto da cozinha quando nós quem estamos visitando.
Sobre as bonecas, do meu último post, a "Minha Filhinha" era da época do "Meu Bebê". Só que esta última era uma boneca muito grande e pesada, né? E eu, uma cotoca, então minha mãe não quis dá-la para mim, escolhendo uma mais singela e levinha! Rs...
Ah, e obrigada pela visita e comentário em minha penúltima postagem no 7x7. Hoje, domingo, estou lá novamente. Abraço e boa semana!

Dri Monteiro disse...
22 de junho de 2009 às 12:37

Pior né! Ela faz e já vende rapidinho!
:)))

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...
22 de junho de 2009 às 20:33

tODA FAMILIA TEM ISSO!! SEMPRE TEM AS FOLGADAS, PIOR AQUELAS Q VAO DE MAO ABANANDO...NAO LEVAM NEM UM PRATO DE DOCE!!! AFF...

Alessandra Andreuccetti disse...
22 de junho de 2009 às 22:00

hehehe, morrí de rir!! adorei seu blog Carol, virei seguidora!!!

beijinhos!!

disse...
22 de junho de 2009 às 23:46

Carol, que tias folgadas!!!
Hahahhha.
Brincadeirinha... e não, né.

Entendo isso. Acontece nas melhores famílias. Eu prefiro ajudar com a limpeza do que interferir na preparação da comida. Tem gente que é muito chata, gosta de fazer a coisa do seu jeito, e as vezes pra não dizer um "não" ao seu ofericimento de ajuda, aceitam e ficam dando os informes de como fazer. Detesto. Então prefiro lavar ou secar a louça depois. É mais garantido, né.

;)
Beijokas e boa semana!